top of page

Casos de Câncer em Pessoas Jovens Estão Aumentando: Principais Formas de Prevenção

Por: Raquel Novais


O diagnóstico de câncer em pessoas jovens é uma realidade cada vez mais presente e preocupante. Contrariando a crença comum de que o câncer está predominantemente ligado à idade avançada, sua incidência entre os mais jovens está em ascensão, desafiando conceitos pré-estabelecidos e destacando a necessidade urgente de uma compreensão mais profunda dos fatores de risco e das estratégias preventivas. Neste contexto, é crucial explorar as causas, os tipos mais comuns e as abordagens de prevenção específicas para essa faixa etária, garantindo assim uma abordagem holística e adaptada às necessidades únicas dos pacientes jovens enfrentando essa doença desafiadora.


O número de casos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% nas últimas três décadas. Em 1990, a taxa era de aproximadamente 1,8 milhão, já em 2019, foram registrados um total de 3,26 milhões de novos casos dentro dessa faixa etária. Os principais tipos registrados foram câncer de mama, traqueia, pulmão, estômago e intestino, com um aumento significativo nas taxas de morte entre pessoas com câncer de rim ou ovário.


Imagem 1: Aumento dos Casos de Câncer Durante o Passar dos Anos

ree

As taxas mais altas de início precoce foram observadas na América do Norte, Autralásia e Europa Ocidental. Porém, países de baixa e média renda também foram afetados, tendo eles as maiores taxas de morte entre os menores de 50 anos na Oceania, Europa Oriental e Ásia Central.


De acordo com pesquisadores da área, esse crescimento abrupto se deve a uma combinação de fatores, incluindo principalmente:


  • Obesidade: Dado que o sobrepeso está correlacionado com o incremento do risco de câncer de mama, intestino, pâncreas, esôfago e cânceres ginecológicos.

  • Álcool: Dado que o consumo de álcool está correlacionado com o incremento do risco de câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, fígado, mama e intestino.

  • Tabagismo: Fumar é o principal fator de risco para câncer de pulmão, contudo, também está relacionado ao incremento do risco de câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, bexiga, rim, colo do útero e leucemia.


Além desses 3 fatores cruciais, pessoas que possuem dietas ricas em carne vermelha, sal e alimentos ultraprocessados, com baixa ingestão de frutas, fibras e leite também são um indicativo de risco. Pesquisas apontam que o estilo de vida sedentário da maioria da população, 47% de brasileiros sendo 84% jovens, também possui grande participação no diagnóstico dessa doença.


Para prevenir ou pelo menos adiar o diagnóstico de câncer, pesquisas têm sido realizadas e médicos chegaram a conclusão de que as pessoas podem adotar as seguintes medidas:


  • Indivíduos com mais de 40 anos devem submeter-se a exames anuais de mamografia e colonoscopia.


  • Agendar check-ups anuais com seu médico de família ou outro provedor de cuidados primários.


  • Conhecer o histórico familiar, condições médicas preocupantes ou fatores de estilo de vida que possam aumentar o risco de câncer em idade precoce.


  • Parar de fumar: Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.


  • Redução do consumo de álcool: Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.


  • Praticar exercícios físicos regularmente, mesmo que de forma leve, todos os dias.


  • Diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados: A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.


  • Evitar a exposição ao sol, entre 10h e 16h e usar sempre proteção adequada, inclusive nos lábios.


Conclui-se que a crescente incidência de câncer em pessoas com menos de 50 anos destaca a importância crucial de cuidar da saúde desde cedo. Esta realidade desafia a percepção de que o câncer é predominantemente uma preocupação para os mais velhos, enfatizando a necessidade de uma abordagem proativa e preventiva em todas as faixas etárias. Investir na manutenção de hábitos de vida saudáveis, realizar exames preventivos regularmente e estar ciente dos fatores de risco são medidas essenciais para mitigar o risco de desenvolvimento dessa doença.


Além disso, promover uma cultura de autocuidado e educação sobre saúde desde a juventude pode ter um impacto significativo na redução da incidência de câncer e na promoção do bem-estar geral ao longo da vida. Assim, ao reconhecer e enfrentar essa realidade preocupante, podemos trabalhar juntos para construir um futuro mais saudável e resiliente para as gerações futuras. Para mais informações a respeito do assunto ou ajuda em casos específicos entre em contato com a Liga de Gestão em Saúde!


__________________________________________________________________________________


Referências


PEIXOTO, Roberto. Número de casos de câncer entre jovens cresce 79% em 30 anos. G1, set. 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/09/08/numero-de-casos-de-cancer-entre-jovens-cresce-79percent-em-30-anos.ghtml>. Acesso em: 25 abr. 2024.

Manter hábitos saudáveis ajuda a prevenir o câncer. Agência Brasileira, out. 2023. Disponível em: <https://agenciabrasilia.df.gov.br/2023/10/15/manter-habitos-saudaveis-ajuda-a-prevenir-o-cancer/#:~:text=Praticar%20atividades%20f%C3%ADsicas%20regularme nte%2C%20manter>. Acesso em: 25 abr. 2024.


No Dia Nacional de Combate ao sedentarismo, autoridades alertam para necessidade da atividade física. Portal da Alego. Disponível em: <https://portal.al.go.leg.br/noticias/130391/no-dia-nacional-de-combate-ao-sedentarismo-autoridadesalertamparanecessidadedaatividadefisica#:~:text=Conforme%20dados%20do%20Instituto%20Brasileiro>. Acesso em: 26 abr. 2024.


Casos de câncer aumentam entre millennials e alarmam cientistas. Valor, jun. 2023. Disponível em: <https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/06/21/casos-de-cancer-aumentam-entre-millennials-e-alarmam-cientistas.ghtml>. Acesso em: 26 abr. 2024.


HETTER, K. Casos de câncer em pessoas jovens estão aumentando; veja como prevenir. CNN Brasil, abr. 2024. Disponível em:  <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/casos-de-cancer-em-pessoas-jovens-estao-aumentando-veja-como-prevenir/>. Acesso em: 27 abr. 2024.


Câncer. PR.GOV.BR. Disponível em:  <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Cancer>. Acesso em: 27 abr. 2024.

 
 
 

Comentários


bottom of page